Fim de Ano e a Carreira

Fim de ano

 

Fim de Ano e a Carreira

Final de ano é uma época maravilhosa e ao mesmo tempo, uma conjunção de oportunidades!

Tantos compromissos, festas de confraternização, nos levando à necessidade de confirmar e brindar com todas as pessoas que foram parte importante da nossa vida neste ano.

Mas mesmo sem tempo para nada, lá no fundo, ainda sobra um tempinho para reflexão…

Mesmo que não queiramos entrar em contato, mesmo que possamos usar como desculpa estarmos sem tempo, que dirá refletir, é quase automático, algum momento a gente se faz as perguntas que ficam no fundinho da nossa mente.

 O que eu realizei este ano?  Consegui alcançar minhas metas estipuladas? Eu cresci como profissional? Estou na carreira certa? Estou fazendo algo que me orgulho e me sinto animado para continuar fazendo no próximo ano? Meu posicionamento diante das adversidades foi positivo e construtivo?  Estive aberto às mudanças? Consegui dividir meu tempo de uma forma que além do trabalho eu pudesse ter uma vida saudável de acordo com os valores que priorizo na vida, como família, exercício físico, cultura, lazer, etc.? Consegui controlar o meu orçamento?  Ao invés de ficar na culpa e sofrimento, consegui aprender com os meus erros? Como estou traçando os meus objetivos para o futuro?

São algumas perguntas que podemos nos fazer neste período do ano, e porque não fazê-las, já que podemos encará-las como uma oportunidade de balanço em nossa vida?

Responder cada uma delas, nos ajuda a pensar em tudo que queremos manter, o que precisamos repensar, o que precisa mudar ou até cortar drasticamente da nossa vida.  Pois o nosso futuro é construído no hoje, no agora!

Quando elaboramos nossos erros e conquistas, quando nos oportunizamos insights e, principalmente, quando tomamos atitudes, consequentemente, atraímos possibilidades múltiplas de futuro, que vão se realizando muitas vezes sem a nossa total consciência de como tudo que nos acontece são reflexo das nossas escolhas.

Curiosamente, nesta época do ano, ouço de muitas pessoas que já estão com a carreira definida, num movimento já consolidado, esse questionamento de que têm vontade de mudar… Uma mudança radical! Não porque esse balanço foi negativo! Mas porque não está mais se sentindo realizado por dentro! Talvez porque ali já aprenderam tudo o que tinham para aprender… Ou já ganharam dinheiro suficiente e não estão encontrando um significado mais profundo em relação ao que fazem e sua missão interna de vida… Ou o contrário! Estão cansados de não ganhar dinheiro suficiente! De não se sentirem valorizados… Ou porque

sentem falta de novos desafios… Porque têm vontade de abrir um negócio próprio… Porque se tornou uma pessoa diferente e agora deseja um trabalho também diferente…

São muitos os motivos que podem gerar esse tipo de desejo, pois depende de cada um com suas particularidades internas, condição econômica, familiar, psicológica…

Esta sempre será uma decisão muito difícil, pois envolve fatores que afetam toda uma estrutura de vida. Exige uma elaboração ainda mais qualitativa, no sentido de evitar atitudes inconsequentes, irresponsáveis ou destrutivas. Cada mudança implica cálculo financeiro, possibilidade de perdas, consideração se realmente a nova carreira tem o seu perfil, se está verdadeiramente pronto para aquela mudança.

Feito todo esse processo, que muitas vezes dura muito tempo, e se, mesmo assim, o propósito fica cada vez mais firme internamente, as próximas perguntas a serem feitas podem ser:

Porque não? Se não fizer isso agora, quando?

Uma análise ainda mais profunda se dá, quando percebemos que a necessidade de mudança não é externa. Não é o lugar, aquela empresa específica, a profissão, o ambiente, as pessoas a nossa volta, a concorrência, o governo, etc… Somos nós que precisamos mudar! Nosso padrão de pensamento! Nossas atitudes!

No mundo corporativo o poder de envolvimento na construção de resultados efetivos com competência é o que te diferencia!

 O que estamos fazendo para construir esses resultados? Qual o significado que dou para o meu trabalho, ao invés de ficar somente na realização de tarefas? Qual o propósito do nosso trabalho na vida pessoal? Temos que nos tornar pessoas éticas, no sentido de nos respeitar e respeitar as pessoas que cooperamos e convivemos. Ter autocontrole para lidar com situações de crise, podendo, desta forma, criar possibilidade de soluções criativas e necessárias. Procurar valorizar o outro, contribuindo na realização de tarefas sem formar panelinhas e coalizões. Só assim, poderemos compartilhar de um ambiente positivo e construtivo diante de obstáculos.

Invista tempo para ouvir sua alma e seu coração nessa construção. A busca da compreensão de nossas razões e motivações torna poderoso o processo de desenvolvimento individual e empresarial, direcionando-o para escolhas acertadas, que têm sentido profundo e nos trazem brilho nos olhos.

Existem pessoas que passam uma vida querendo mudar, mas nunca acham o momento certo para começarem a mudança. E você, já encontrou o seu momento certo?

Bom fim de ano para todos!

Escrito por

Cristiane Mansur Simão

Economista, Consultora da empresa, Cia do desenvolvimento & carreira.

13 comments

  • Marcelo Pacheco says:

    Será q tive este momento este ano? Será q soube aproveitar o q Deus estava mostrando? , X .. O tempo dirá

    • Cristiane Mansur says:

      Oi Marcelo, sei o quanto o ano de 2013 foi marcante e importante para vc. Acredito que as elaborações virão devagar, mas tenha certeza de que virão. Fatos tão marcantes deixam marcas, e se pudermos aproveitar como aprendizado, é o melhor que podemos fazer para que tudo tenha valido a pena… Vou torcer por isso! Abs

  • Vanda cintra says:

    Cris, ótimo texto , momento certo para refletirmos!
    Sucesso! Bjo!

  • Eneide Verçosa says:

    Cristiane, gostei muito da reflexão. Ficou muito bem escrito. Me fez lembrar de várias pessoas que conheço e principalmente me fez refletir no ano que passou e como me posicionei nas diversas situações citadas no texto.
    Obrigada por compartilhar. Desejo à você e sua família um ano de muitas realizações e de decisões acertadas em sua vida. Viva intensamente ao lado das pessoas que ama e curte. Um abraço . Eneide

    • Cristiane Mansur says:

      Oi Eneide, que bom que vc gostou! Uma opinião de uma profissional como vc, é muito importante para mim, e fiquei muito feliz! Obrigada por todos os seus maravilhosos desejos para mim, e que vc também tenha um maravilhoso ano!!!! Bjs

  • sheilla xavier says:

    Cris, achei meu momento certo e dele fiz meu momento único ..
    Adorei….Bjs

    • Cristiane Mansur says:

      Nossa Sheilloca, vc respondeu com um poema… Acho que vai ter que começar a escrever tb! Que bom que gostou! E se foi útil, melhor ainda!!!! Bjs

  • Cris adorei o artigo! Muito bem escrito e nos pensar! Cheguei ao final do ano feliz de ter conseguido mudar meus padroes na busca de me encontrar. Vejo isso em vc tbem e torço muito para que dê tudo certo, mas melhor que isso é a coragem que vc teve de buscar e estar aberta a receber o que a vida lhe proporcionar, sou sempre muito orgulhosa de vc, coisa de irma mais nova!!! A mais velha sempre será tudo para eu me espelhar!! Um sucesso vc já é!!!

  • Patricia says:

    Cris adorei o artigo. Me fez olhar pra dentro, e no mundo da correria, olhar pra dentro não é um feito tão constante assim. Rever-se e poder optar por fazer as coisas com gosto são grandes oportunidades na vida. Tenho muito orgulho de você. Sucesso. Bjim

    • Cristiane Mansur says:

      Que bom que vc gostou Patrícia!!!! Vc sabe o quanto sua opinião é importante para mim, e se pude ajudar, fico mais feliz ainda!!!! Sinto que vc é uma pessoa que está realmente na profissão correta, o que não quer dizer que não pode fazer elaborações, mudanças, agregar valores e qualidade de vida… Apesar de que mudanças, o seu ano de 2013 foi cheio!!! Mas não podemos parar nunca! Bjs

  • Helga says:

    Cristiane, adorei o artigo e realmente sempre achamos tempo de ter desculpas, adiar mudanças, enquanto isso queremos muito e não paramos pra pensar se estamos prontos pra receber o que desejamos.
    Seu texto ficou muito bem escrito. Parabénsssss!!!

    • Cristiane Mansur says:

      Oi Helga saudades!! Que bom que vc gostou do meu artigo! Fico muito feliz, vindo de vc faz toda a diferença, pois sei do seu conhecimento e competência… Acredito que podemos estar alertando uns aos outros, das armadilhas que a vida e nós mesmos nos pregamos, por mais preparadas que sejamos… Bjs

  • Leave a comment

    Want to express your opinion?
    Leave a reply!

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *